Rota do Café
http://www.rotadocafe.tur.br
A região norte do Paraná com sua terra roxa muito fértil, era há poucas décadas uma extensa floresta inexplorada. Por volta dos anos 40, esta região passa por uma grande transformação com o início do plantio do café. O impacto econômico e social provocado pela cultura cafeeira pode ser comparado, sem exageros, aos impactos da cana de açúcar no Nordeste brasileiro no período colonial, e ao do ouro na região de Minas Gerais no século XVIII.
Nesta Região o café transformou vazios geográficos em regiões prósperas e urbanizadas. Através dele, surgiram vários municípios, atraindo várias ondas migratórias, tanto de mineiros e paulistas, como de imigrantes europeus e asiáticos que juntamente com os brasileiros de diversas regiões proporcionaram uma especificidade cultural singular. Até a década de 70 o café gerou centenas de milhares de empregos, colocou alimento nas mesas de milhares de famílias e gerou muita riqueza, a ponto do estado do Paraná ser o maior produtor nacional. A cultura cafeeira proporcionou oportunidades nas diversas etapas de sua produção: no plantio e capina das roças; na colheita, na comercialização e transporte até as máquinas de beneficiamento.
Neste contexto que surge a Rota do Café, uma aventura que proporciona aos visitantes uma oportunidade única e envolvente de volta às origens, conhecimento da história, troca de conhecimento e vivência dos atrativos naturais e culturais do norte do Paraná, sempre na companhia de pessoas acolhedoras que habitam esta região. Os roteiros são elaborados de acordo com o perfil e necessidade de cada grupo, com visitas às fazendas históricas, centros culturais, restaurantes rurais e lugares pitorescos. As Agências de Turismo credenciadas ao Projeto de Turismo Norte Paranaense – SEBRAE/PR estão aptas a atenderem os turistas de todo o Brasil.
Fonte e mais informações http://www.rotadocafe.tur.br